Reações em solução aquosa
FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS – FZEA
QUÍMICA GERAL ZAB1007
PROFA. DRA. MARIZA PIRES DE MELO
ENGENHARIA DE ALIMENTOS XIV – DIURNO
REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
CAROLINE OLIVEIRA AGOSTINI - 9006913
CECÍLIA GONÇALVES - 8930169
ISABELLA CAMARGO FIORI - 9006510
JÚLIA MARIA RODRIGUES AMARAL - 9006701
Pirassununga
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A água ocupa 97,5% do planeta Terra, assim pode afirmar que a maioria das reações ocorre em meio aquoso, o que será discutido nos experimentos desse relatório.
Foi definido por Bronsted-Lowry que ácido é uma espécie que tende a doar um próton (H+), e base é uma espécie que tende a receber um próton. Assim uma reação ácido-base envolve a competição por um próton, entre duas bases (RUSSEL, 1994). Alguns sais como carbonatos, bicarbonatos, sulfitos e sulfetos reagem com ácidos formando produtos gasosos (CHANG, 2006).
Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor em função do pH do meio, geralmente eles são um ácido ou uma base fracos que entram em equilíbrio com seu conjugado, como mostra o esquema abaixo:
Indicador ácido + H2O ↔ H3O+ + Base conjugada (cor A) (cor B)
Um dos indicadores mais utilizados em laboratório, e que será utilizado nesse experimento, é a fenolftaleína, apresentando coloração rosa em meio básico e incolor em meio ácido, conforme a figura a seguir:
Em uma reação de precipitação, ocorre a separação da solução em duas fases, em uma delas há soluto e solvente em equilíbrio e na outra o excesso de soluto em forma de precipitado. Essa reação envolve geralmente compostos iônicos, por conter baixa solubilidade.
As reações de complexação envolvem um íon metálico central reagindo com uma série ligante para formar um complexo. Os ligantes podem ser removidos ou substituídos por outros ligantes, sendo