Reações de Hipersensibilidade
Hipersensibilidade tipo I:
É uma reação mediada pelo anticorpo IgE. A principal célula é o mastócito, mas há a presença de eosinófilo. Este tipo de hipersensibilidade é chamado de atopia.
Doenças: Asma, alergias, dermatite atópica, choque anafilático.
Ela assume um perfil Th2.
Para que a Hipersensibilidade tipo I aconteça é necessário um contato prévio com o antígeno (chamado alérgeno). As reações que acontecem por causa do primeiro contato são chamadas de sensibilização. Ocorre a primeira exposição ao antígeno, em que ele é fagocitado por APC (são macrófagos¿) e são apresentados através do HLA II para o Linfócito Thelper. O LTCD4 assume o perfil Th2 e produz interleucinas 4 e 5. A IL-4 ativa o Linfócito B e estimula a produção de anticorpos IgE (O IgE se liga no mastócito por em receptor de alta afinidade para a porção Fc). A IL-5 promove a diferenciação de B em plasmócito e ativa eosinófilos. Então, quando eu tiver um segundo contato com o alergeno, eu já tenho anticorpos específicos para este antígeno.
O alergeno vai se ligar aos anticorpos IgE por uma ligação cruzada ( o antígeno liga-se em uma porção Fab de um anticorpo junto com outra porção Fab de outro anticorpo) acarretando a degranulação do mastóctio: ele libera histamina (primeiro), depois prostaglandinas e leucotrienos e por ultimo interleucinas.
A histamina é vasodilatadora, aumenta a permeabilidade vascular, aumenta a produção de muco, aumenta a contração da musculatura lisa e provoca prurido. Logo, conseguimos explicar os sintomas da alergia: aumento da permeabilidade vascular causando edema. Além disso, há coceira, eritema, hiperemia, vasodilatação, contração da musculatura lisa.
Prostaglandinas e leucotrienos são fatores quimiotáticos, uma vez que atraem células de defesa para o local da inflamação. Além disso, os leucotrienos possuem ação de bronco constrição, causando a asma.
Existem dois tipos de receptores da histamina: H1, presente na pele e mucosas. H2,