Reações com íons
QUIMICA ANALITICA QUALITATIVA I
(3º SEMESTRE)
PRINCIPAIS REAÇÕES DOS ÍONS Cr2O72-/CrO42- E MnO4-
ALUNOS: Leonardo de Souza Fischer da Silva PRONTUÁRIO: 13102273
PROF.: Jose Eduardo
OSASCO
2014
Objetivo
Observar as reações com os íons Cr2O72-, Cr2O42- e MnO4- com diversas substâncias, poderemos observar a oxirredução e se o fato da solução ser ácida ou básica interfere no comportamento desses íons.
Introdução
Define-se oxirredução como toda reação na qual ocorre perda de elétrons, enquanto a redução na ocorre um ganho de elétrons. A oxidação é um processo sofrido por um redutor, enquanto a redução é o processo sofrido pelo oxidante. Então se numa reação há ganho de elétrons (oxidação), há também uma perda de elétrons (redução).
As reações de oxirredução ou redox estão envolvidas em uma grande variedade de processos como, por exemplo, a ferrugem do ferro, a fabricação e ação de alvejantes e a respiração dos animais. A oxidação ocorre quando uma espécie perde elétrons, já a redução ocorre quando outra espécie ganha elétrons. É esse tipo de reação que iremos observar nas reações com os íons Cr2O72-, Cr2O42- e MnO4-.
Como por exemplo, os Cromatos e Dicromato são sais formados à partir do ácido crômico e do ácido dicrômico.
Esses íons são fortes agentes oxidantes, e em solução aquosa o íon cromato apresenta coloração amarela e o íon dicromato apresenta coloração laranja. São usados em análise química ambiental para medir a demanda de oxigênio e ambos são cancerígenos. Assim como permanganato também é um forte agente oxidante, aplicado geralmente como descorante e branqueador.
Parte Experimental
Reagentes e Soluções:
Dicromato de Potássio;
Permanganato de Potássio;
Nitrato de Bário;
Nitrato de Prata;
Iodeto de Potássio;
Oxalato de Amônio;
Peróxido de Hidrogênio;
Hidróxido de Sódio;
Ácido Clorídrico;
Ácido Sulfúrico;
Hexano.
Materiais e Aparelhagem:
1