Reação a trechos filosóficos
Atividade sobre o método
Nome: Jean LennOn Nascimento Abreu
Período: 1º
Sala: 114
Data: 13/02/15
Aristóteles
Segundo a obra de Aristóteles, Ética a Nicômaco, II, 6,“A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade com a conduta de um homem ponderado.” Logo, em outras palavras, virtude é o equilíbrio de um indivíduo, tanto das suas vontades, quanto de suas atitudes. De modo moderado, sem exagero ou carência. Mesmo estando em um ponto médio ela esta em posição mais elevada, em relação ao bem e à perfeição.
Socrátes
Socrátes neste diálogo com Teeteto, faz uma analogia com as parteiras. Assim como elas que não dão a luz aos filhos, mas, apenas, auxiliam as mães nesse processo; ele não dá a luz – conhecimento – as pessoas, porém, por meio de indagações, proporciona com que elas descubram por si mesmas.
Jean J. Russeau
No trecho do Discurso sobre a origem da desigualdade, 2ª parte, Jean expõe um provável início para a desigualdade. Em uma cena de uma sociedade a qual inicialmente todos viviam em amor e harmonia, onde o lazer, canto e dança eram presentes, principalmente para os ociosos. Entretanto, alguns se destacavam por suas habilidades e aparências e os integrantes começaram a reparar uns aos outros e quiseram ser reparados também. Deste modo, a estima publica começou a ser valorizada. Esse foi pontapé inicial para a desigualdade social, ”de um lado, a vaidade e o desprezo, de outro, a vergonha e a inveja, e a fermentação causada por esses novos levedos produziu enfim compostos funestos para a felicidade e a inocência” (Russeau)
Descartes
No Discurso do método. IV parte, Descartes apresenta sua visão relacionada a geometria e a existência de Deus. Atentado que a certeza esta atribuída e fundamentada somente no fato de ser gerada com evidência, como por exemplo, a soma de 3