Reação química do fogo
Fulano (2), beltrano(2), sicrano(2)
RESUMO
O fogo é uma importante descoberta do homem que apresenta várias características e funções. O objetivo foi observar as características do fogo produzido no bico de bunsen e vela. As observações foram feitas em aula pratica de laboratório, onde a água foi aquecida ao longo do tempo até temperatura constante (ebulição); também foi observado e descrito as propriedades da vela apagada, acesa e colocada em água. Conclui-se que a água aquece mais rapidamente e a uma temperatura maior quando a chama for oxidada; a vela produz chama reduzida.
Palavras chave: Queima de vela, aquecimento, luz
INTRODUÇÃO
O fogo é o resultado de uma reação química exotérmica entre uma substância a base de carbôno (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar gás carbônico, vapor de água, calor e luz, conforme reação geral: CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O + calor e luz.
O fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação de combustão de oxidação que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e visível. A reação em alta temperatura gera gases que podem se tornar ionizados para produzir plasma que é um estado instável da matéria. Dependendo das substâncias presentes e de quaisquer impurezas, a cor da chama e a intensidade do fogo podem variar.
A reação completa do carbôno na presença de oxigênio irá produzir apenas água e dióxido de carbono, resultando em uma chama oxidante de cor azul que que libera mais calor se comparado a chama amarela, que, ocorre quando tiver menor suprimento de oxigênio, também chamada de chama reduzida. Quando a queima do carbôno não é completa a cor resultante da chama é amarelada devido ao carbôno ficar incandecente, e isto produz maior claridade.
O fogo foi descoberto a milhares de anos pela humanidade e possui várias características e