REAÇÃO DO ACÚCAR COM O ÁCIDO SULFÚRICO
1 - Introdução:
Antes de dar inicio á este trabalho “reação do açúcar com o acido sulfúrico” (transformação do açúcar em carvão), iremos descrever de forma mais simples e possíveis, de como é feita essa experiência.
O fenômeno acontece devido à desidratação do açúcar, quando o ácido entra em contato com suas moléculas de água. A reação gera calor e vapor, que evapora pelos poros da coluna negra, formada principalmente das moléculas de carbono que restaram. Quanto maior a quantidade de açúcar e ácido sulfúrico envolvidos na experiência, mais tempo dura o crescimento dessa torre e mais gás será expelido dela.
Uma das características marcantes do ácido sulfúrico (em especial o concentrado) é o seu grande caráter higroscópico, (afinidade por agua). Devido a isso há uma experiência que mostra que a matéria orgânica é composta por carbono e que revela a constituição dos carboidratos.
A experiência consiste em adicionar ácido sulfúrico concentrado ao açúcar (sacarose), de preferência o tipo 'cristal'.
2- Materias:
* Um béquer de 100 mL ou outro recipiente que suporte calor;
* 60g de açúcar granulado, (sacarose); (C12 H22 O11)
* 60 mL de ácido sulfúrico concentrado;
* Um bastão de vidro;
* Luvas de borracha;
* Óculos de proteção;
* Mascara
3 - Procedimento:
Mas antes de iniciar a experiência, você deve estar portando todos os equipamentos de segurança. Coloque a porção de açúcar no recipiente e em seguida coloque o dentro da capela (estufa), e depois adicione o ácido sulfúrico.
Após a mistura ocorrerá uma reação características, na qual haverá a desidratação do açúcar. Essa reação desidrata o açúcar pela ação higroscópica do acido sulfúrico concentrado e evidencia a constituição dos carboidratos. No final da reação, obtém - se carbono sólido, o qual pode ser claramente identificado pela formação uma estrutura volumosa de cor negra que sai do local onde havia antes a mistura