Reação de Síntese ou Adição
Reação de Síntese ou de Adição é quando dois ou mais reagentes participam de uma reação originando um único produto mais complexo.
Genericamente, estas reações são expressas por:
A + B → C
Exemplos de reações de síntese ou de adição:
1º) Reagem o carbono e o gás oxigênio para a formação do dióxido de carbono (gás carbônico):
C + O2 → CO2
2º) Ao se queimar a fita de magnésio, o oxigênio presente no ar reage com o magnésio da fita, originando o óxido de magnésio:
2 Mg + O2 → 2 MgO
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/quimica
Reações de Análise ou Decomposição
As reações de análise também chamadas de reações de decomposição são aquelas em que um reagente composto (formado por mais de um tipo de elemento) é dividido em duas ou mais substâncias de estruturas simples (formadas por um único tipo de elemento).
De modo genérico, temos:
AB → A + B
Vários fatores podem causar a decomposição de um composto, entre eles, vamos destacar três:
Calor: Quando algumas substâncias compostas são submetidas ao aquecimento, elas se decompõem. Esse tipo de reação é chamado de pirólise, que do grego piro significa “fogo” e lisesignifica “quebra”, isto é, quebra de um composto por meio do fogo.
Luz: A luz pode causar a decomposição dos compostos. Esse tipo de reação é chamado defotólise.
Eletricidade: Ao passar uma corrente elétrica sobre um líquido ou um composto fundido, ele é decomposto em substâncias simples. Esse processo é chamado de eletrólise, que pode seraquosa ou ígnea.
Reações de Simples Troca
Uma reação de simples troca ocorre quando reagem uma substância simples (formada por um único tipo de elemento químico) e uma substância composta (formada por mais de um tipo de elemento), originando uma nova substância simples e outra composta.
Dizemos que a substancia simples “desloca” da substância composta uma nova substância simples. Por isso, ela também é chamada de reação de