reação de salicilato de metila
Ji - Paraná, RO
2015
ADRIANO SOARES DA SILVA
ALINE DE ASSIS GERONIMO
ELAINE CRISTINA DOS SANTOS PEREIRA
HILDA KAROLINE DA SILVA OLIVEIRA
PRISCILA MARTINS BATISTA
AULA PRÁTICA: SÍNTESE DE SALICILATO DE METILA
Relatório apresentado ao Centro universitário Luterano de Ji – Paraná- CEUJI/ULBRA, como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina de Química Medicinal III, para avaliação do Prof.º Ricardo.
Ji - Paraná, RO
2015
INTRODUÇÃO
Salicilato de metila, composto químico de fórmula C8H8O3 também conhecido como éster metílico do ácido salicílico, ou óleo de gaulthéria, óleo de bétula, metil-2-hidroxibenzoato, é um produto natural de muitas espécies de plantas. Algumas destas plantas que o produzem são chamadas gaulthérias ou bétulas, vindo daí seus nomes comuns. Pode ser obtido pela via sintética por meio da reação de esterificação do ácido salicílico e metanol.
O Salicilato de metila é um analgésico tópico obtido das folhas de Gautheria Procumbens e da casca da Bétula lenta, ou ainda obtido por síntese. Aplicado na pele, tem ação irritante e rubefaciente, além das ações analgésicas e antiinflamatórias característica dos salicilatos. São amplamente utilizados no alívio de dores musculares, dores reumáticas, mialgia, nevralgia e torcicolo.
MATERIAL E MÉTODO
Iniciou-se o experimento misturando 14g de ácido salicílico com 40 mL de metanol em um balão de fundo redondo de 100 mL. Agitou o balão aquecendo – o em banho – Maria por 2 minutos até dissolver o ácido salicílico. Resfriou a solução com água fria e adicionou 4 mL de ácido sulfúrico.
Deixou em refluxo por 1 hora. Resfriou a solução até a temperatura ambiente. Em seguida adicionou 130mL de água e transferiu a solução para um funil de decantação e adicionou 50 mL de acetato de etila. Separou a fase orgânica e adicionou á mesma.
Adicionou 20mL de uma solução de bicarbonato de sódio á 5%, separou a fase orgânica novamente e