reação de combustao
REAÇÃO DE COMBUSTAO
Trabalho apresentado ao Professor Santana, da disciplina Química Geral Experimental, da turma Matutino , turno 1001, do curso de Farmácia.
Salvador,BA
2014
Salvador/BA
2014
INTRODUÇÃO
As reações de combustão são exemplos típicos de reações exotérmicas. Estas reações envolvem de maneira geral a queima de um combustível, ou seja, a oxidação parcial ou completa de um determinado combustível. Este tipo de reação acontece entre uma substância combustível e um comburente (geralmente O2), liberando como produtos da reação calor, luz e outros subprodutos provenientes das combinações atômicas dos reagentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos (metano, propano, gasolina, etanol, diesel, etc) são formadas centenas de compostos, por exemplo, CO2, CO, H2O, H2, CH4, NOx, SOx, fuligem, etc, sendo que alguns desses compostos são os principais causadores do efeito estufa, da chuva ácida e de danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta. Lavoisier foi destaque nos estudos de combustão. Desenvolveu um experimento onde colocou uma cuba de vidro sobre a vela acesa e observou que enquanto a vela apagava, a água subia. Concluindo que uma substância reagia com algo presente no ar. Por meio deste “experimento da vela” poderemos comprovar a presença de oxigênio no ar atmosférico. A influência do calor para o deslocamento da água de fora para dentro do copo.
OBJETIVO
Foram realizadas atividades práticas de reações químicas no qual utilizou alguns elementos, equipamentos e vidrarias adequadas para este tipo de análise. Os objetivos principais foram: verificar algumas reações de alta importância acadêmica podendo comprovar através de