reação de apoios
As Reações de Apoio são responsáveis pelo vínculo da estrutura ao solo ou a outras partes da mesma, de modo a ficar assegurada sua imobilidade, a menos dos pequenos deslocamentos devidos às deformações.
Classificação:
Nos sistemas planos, existem três tipos de movimentos. A figura abaixo mostra os três movimentos em relação ao plano XY o de translação no eixo X, o de translação no eixo Y e o de rotação no eixo Z.
Os vínculos podem ser classificados em função do número de movimentos que impedem. Portanto temos apoios com três graus de liberdade:
Vínculo Simples
Vínculo Duplo
Vínculo Tríplo
Vínculo Simples: Apoio Móvel, impede apenas um movimento, normalmente de translação.
Vínculo Duplo: Apoio Fixo, impede dois movimentos, normalmente permitindo apenas o de rotação. e_fixo.gif (6852 bytes)
símbolo:
Vínculo Tríplo: Engastamento, impede os três movimentos, os dois de translação e o de rotação. e_engast.gif
13) O que se entende por apoio? Quais os principais tipos de apoio? a) Uma estrutura, uma vez idealizada, deve permanecer em equilíbrio, o que se consegue através de dispositivos que têm por objetivo servir como anteparo, impedindo o deslocamento da mesma em determinados pontos e em certas direções. Tais dispositivos físicos, recebem o nome de apoios e serão classificados de acordo com o número de deslocamentos impedidos (vínculos) à estrutura. Toda restrição imposta pelo apoio à movimentação da estrutura recebe o nome de vínculo, assim como toda permissão oferecida pelo apoio à movimentação da estrutura recebe o nome de grau de liberdade.
b) Nas estruturas planas, podemos classificá-los em 3 tipos: • Apoio móvel
• Apoio fixo
• Engaste (fixo ou móvel)
14) Descreva o apoio móvel.
Apoio livre móvel ou apoio de