reaçoes alcenos
11.1 Reatividade dos alcenos.
Os alcenos são compostos orgânicos, que apresentam em suas estruturas carbonos sp2 responsáveis pela formação da ligação pi. Uma das características da ligação pi é o fenômeno da ressonância. (deslocamento de elétrons em orbital p). A ressonância que acontece na ligação pi de alcenos favorece a reação de adição, desta forma um reagente será adicionado integralmente ao substrato. Neste mecanismo de reação teremos no primeiro momento a adição de um eletrófilo (E+), e no segundo momento a entrada de um nucleófilo.
+
Entrada do eletrófilo, E
+
CH2 = CH2
CH2 - CH2
Entrada do nucleófilo, Nu
H2C - CH2
+
CH2 - CH2
Orbital p preenchido com dois elétrons
Centro aniônico
Orbital p vazio
Centro catiônico
No processo de ressonância temos um carbono sp2 com um orbital p vazio, apresentando deficiência de elétrons, portanto catiônico, que será o ponto de conexão de nucleófilo. O outro carbono sp2 por apresentar dois elétrons no orbital p se torna aniônico e permite a conexão do eletrófilo.
+
CH2
: CH2
Na reação de adição a ligação pi do alceno é uma fonte de elétrons, que em constante movimento nos orbitais p, captura o eletrófilo em um movimento eletrônico típico de uma base de Lewis. Assim o substrato, molécula orgânica que passará pelo
174
processo de transformação, receberá integralmente o reagente que participa do mecanismo como o agente transformador do substrato.
11.2 Adição de Hidrácido
Nesta reação, um haleto de hidrogênio (H – X) se adiciona a um alceno levando a formação de um haleto de alquila ou haloalcano.
Formação de haloalcano primário
A adição de H – Cl no eteno forma um haloalcano primário denominado de cloroetano ou cloreto de etila. δ δ
H - Cl
Participa do mecanismo como nucleófilo
Participa do mecanismo como eletrófilo
CH2 = CH2 + H - Cl E L δ δ
Os elétrons pi do substrato capturam o eletrófilo do reagente
ER
CH3 - CH2 + Cl