Reaproveitamento de residuos organicos
Biodigestor
INSTITUTO POLITÉCNICO – UNA
Engenharia Ambiental Ághata Berta Parreiras Diniz RA 31128576
Marcelo Guerra da Silva RA 0914457
Nathalie Tolentino Prado RA 31111888
Resumo
O aumento da população mundial e o alto índice de produção de resíduos alimentícios dispostos nos lixões e aterros sanitários dos centros urbanos motivam-nos a buscar uma alternativa sustentável para o problema. A utilização de biodigestores é apresentada neste trabalho objetivando a produção de biogás e biofertilizante a partir de matéria orgânica. O Biogás é uma mistura composta por vários gases e seu principal constituinte é o metano, que é um combustível renovável extraído da decomposição de resíduos orgânicos, e que pode ser usado em substituição as fontes tradicionais de energia. Os biofertilizantes são compostos nitrogenados gerados a partir do processo de produção do biogás e que pode ser usado como fertilizante natural em substituição aos fertilizantes sintéticos.
Palavras Chaves: Biodigestor, Biogás, Biofertilizantes, Resíduos sólidos, Geração de energia.
1. Introdução
A disposição final do lixo é um dos graves problemas ambientais enfrentados pelos grandes centros urbanos, particularmente no Brasil onde o uso de “lixões” ainda é muito comum. Dentre as várias alternativas conhecidas, a prática de utilização de áreas para aterramento do lixo ainda é a mais comum, devido principalmente ao seu baixo custo, a facilidade de execução e a grande capacidade de absorção de resíduos quando comparada às outras formas de destinação final como a incineração, a compostagem e a reciclagem.
Por outro lado a necessidade de grandes áreas próximas aos centros urbanos, de grandes quantidades de material de cobertura e os riscos de contaminação do solo, das águas e do ar, demonstra que os aterros devem ser muito bem controlados.
Além dos danos gerados pelo efeito estufa, a emissão descontrolada de gases produzidos