Reaproveitamento de Lodo de esgoto
REUSE OF SEWAGE SLUDGE
Resumo: O artigo que será apresentado a seguir tem como idéia central mostrar como é feito o tratamento do esgoto nas Estações, até a formação do lodo que por sua vez passará por todo um processo de tratamento que depois será enviado a locais que farão sua reutilização, seja no meio ambiente ou em materiais como cimento, tijolos cerâmicos entre outros. Onde se encontra também dados retirados do Engenheiro responsável pela ETE Arrudas em Sabará, comandada pela COPASA, fazendo também comparações com outras ETE’s do Brasil.
Palavras-Chave: Esgoto. Lodo. Tratamento.
1 Introdução No começo dos tempos os humanos que viviam sobre a terra como não residiam em locais fixos viajavam a beira de rios e lagos, locais estes que os forneciam água, deixando quando iam embora lixos gerados por eles para serem degradados pela natureza. Ao passar dos anos os seres humanos evoluíram e com isso foram adquirindo várias técnicas de plantio, como plantar para comer, fazendo assim que aos poucos eles se fixassem nos lugares dando início a urbanização e manufatura (ROCHA, ROSA, CARDOSO, 2004).
Com toda essa evolução deu-se início também as consequências ambientais, o acúmulo de lixo era tanto que a natureza não conseguia degradar tanto detrito em pouco tempo. No começo a melhor solução era jogar todos os materiais inutilizáveis nos rios, pois, pensavam que a correnteza levaria tudo para longe, evitando assim todos os problemas. Assim começou o conhecido “Esgoto Doméstico”, com a contaminação das águas. A primeira rede de distribuição de água e captação de esgoto eficiente foi construída há aproximadamente 4.000 anos na Índia, seus tubos eram grandes e constituídos de argila e conduziam as águas de residências e os detritos para canais cobertos que corriam pelas ruas e desaguavam nos campos, adubando e regando as colheitas. Havia também sistemas de esgotos em algumas cidades da antiga Grécia e na maioria das cidades