Realtorio vibração com um grau de liberdade
1282 palavras
6 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA NAVAL
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL
VIBRAÇÕES MECÂNICAS
Relatório Experiência 1
Sistema Massa-Mola com 1 Grau de Liberdade
Sem Amortecimento e Livre
HILANA DE PAULA MONTEIRO
08023000301
Belém/PA
Janeiro-2013
1- Resumo
O experimento consiste em determinar a constante de rigidez da mola, tanto analíticos e experimentais; determinar os valores de massa efetiva e analítica e experimental; e posteriormente calcular o erro relativo aproximado para os valores encontrados.
2- Introdução
O estudo das vibrações tem como alvo os movimentos oscilatórios de corpos e às forças associadas a estes. A vibração livre acontece quando um sistema oscila sob a ação de forças que lhe são inerentes e na ausência da ação de qualquer força de origem externa. Neste caso o sistema poderá vibrar com uma ou mais de suas frequências naturais, que são peculiares ao sistema dinâmico estabelecido pela distribuição de sua massa e rigidez. Qualquer sistema que possue massa e elasticidade é capaz de vibrar.
O mais simples sistema oscilatório consiste em uma massa e uma mola. Como a maioria das estruturas e máquinas estão sujeitos a certo grau de vibração é necessário a analise deste comportamento no projeto. 3- Fundamentação Teórica
Partindo do principio de que qualquer sistema que possui massa e elasticidade pode vibrar, temos que: No sistema “massa-mola” a mola possui certa massa e uma rigidez chamada de “KEQ”. O sistema possui um grau de liberdade, em razão do seu movimento ser definido por apenas uma coordenada “X”. Quando o sistema é posto em movimento ocorre movimento oscilatório em torno do eixo de equilíbrio. O movimento é descrito basicamente pela Segunda lei de Newton. Onde: Keq: elemento de rigidez equivalente; Meq: é a massa equivalente do sistema.
Onde analiticamente Keq=G. d48N.D3
Onde:
G: módulo de elasticidade transversal; G=79.109Pa;
D: