Realismo-Naturalismo
Questionamento literário
1. Cite alguns fatores históricos ligados ao realismo.
O Realismo reflete as profundas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais da segunda metade do século XIX. A Revolução Industrial iniciada no século XVIII entra numa nova fase, caracterizada pela utilização do aço, do petróleo e da eletricidade; ao mesmo tempo, o avanço científico leva às novas descobertas nos campos da Física e da Química. O capitalismo se estrutura em moldes modernos, com o surgimento de grandes complexos industriais; por outro lado, a massa operária urbana avoluma-se, formando uma população marginalizada que não partilha dos benefícios gerados pelo progresso indústria, mas, pelo contrário, é explorada e sujeita a condições subumanas de trabalho.
2. Quais foram as correntes filosóficas que influenciaram o realismo?
Determinismo
Positivismo
Socialismo
Evolucionismo
3. No Brasil, as últimas décadas do século XIX refletem o que?
Refletem a crise da monarquia, ocorrendo o avanço dos ideais abolicionistas e republicanos, à quebra da unidade política do império e a urbanização. Nesse cenário surge o realismo brasileiro. A segunda metade desse século está marcada por uma revolução nas ideias e na própria vida. Ocorrendo primeiro no espírito e no pensamento e depois, integrando-se a vida, essa revelação despertou interesse pelas coisas materiais; a revisão dos valores românticos e burgueses.
4. Quando começou o realismo no Brasil? Quais foram as obras publicadas?
O realismo procura apresentar a verdade por meio do retrato fiel de personagens, que são antes indivíduos concretos, conhecidos. O marco inicial desse estilo, no Brasil assinala-se no ano de 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e de O Mulato, de Aluísio de Azevedo.
5. O realismo surgiu como uma reação a que? O que os realistas procuravam retratar?
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na