realismo/naturalismo/parnasianismo
O Realismo foi um movimento artístico e cultural surgido na França em reação ao Romantismo. Foi uma brusca mudança de pensamento na época, influenciado pelo Positivismo na qual analisava a realidade através das observações e constatações racionais. O Romantismo retratava os personagens idealizados, nacionalismo, predomínio da emoção, subjetividade, escapismo (literatura como fuga da realidade) , enquanto o Realismo abordava os problemas sociais da época, davam ênfase na realidade, predomínio da razão, a mulher numa visão real, sem idealizações, retrato fiel das personagens e universalismo.
Os realistas abordavam temas polêmicos para a sociedade. As instituições sociais como a Igreja Católica e a burguesia passam a ser criticadas. Nas obras literárias deste período, os escritores também criticavam o preconceito, a intolerância e a exploração. A primeira obra da literatura realista no Brasil foi “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis. “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e narrado por um autor defunto, que por estar morto, se exime de qualquer compromisso com a sociedade, estando livre para critica-la e revelar as hipocrisias das pessoas que conviveu.
Outras obras realistas de Machado de Assis foram “Quincas Borba” e “Dom Casmurro”
Quincas Borba : Conta a história do ex-professor Pedro Rubião de Alvarenga, que após cuidar do filósofo Quincas Borba até a morte, recebe dele toda a fortuna sob a condição de tomar conta do cachorro, que também tem o nome de Quincas Borba. Rubião muda-se então para o Rio. No caminho conhece o casal Sofia e Cristiano Palha. Apaixonado por Sofia e ingênuo, Rubião vai sendo explorado e aproveitado por todos os amigos, vai envolvendo-se sem sucesso com a política e perdendo muito dinheiro com gastos exagerados e empréstimos.
Cristiano e Sofia (que não corresponde o amor) vão se aproveitando dele muito mais. A medida que o tempo passa, a decadência material e o desespero de não ter correspondido seu amor leva