Realidade social- Sociologia
(PIERRE BOURDIEU e a teoria do mundo social)
Bourdieu propõe uma análise do estudo entre o mundo social em geral e o campo político em particular em relação ao conhecimento ou desconhecimento da arbitrariedade que a institui e do modo como nos submetemos aos dominados à ordem social de modo pré-reflexivo como ordem das coisas. Ele acredita que a reprodução escolar está diretamente ligada a classe social do indivíduo.
Ele trata de três grupos de pesquisa: sobre o sistema escolar; sobre o espaço social e o campo do poder; e sobre construção social da realidade.
Não é de hoje que o padrão de superioridade é imposto pelo sistema educacional, onde as melhores oportunidades e os cargos mais importantes são diretamente cedidos àqueles que dispõe de inteligência, cultura(familiar) e alta classe social, onde os menos privilegiados acabam se submetendo a subordinação sem que percebam.
Como se houvesse no mundo social uma divisão entre indivíduos ‘inteligentes’, ‘competentes’ e ‘lúcidos’ e indivíduos ignorantes e necessitados de ilustrações, ficando fácil a manipulação em massa.
Bourdieu aponta como uma das causas de tal efeito o princípio da hierarquização dominante, porque afeta a cultura, ou seja, os burgueses estudam em bons colégios e universidades, enquanto a classe menos favorecida tem cada vez menos acesso à informação, cultura, notícias, política e realidade social.
A música da Pitty (admirável chip novo), nos traz uma reflexão a monopolização cultural e política que convivemos nos dias de hoje. Ela aborda na música a não obediência do sistema, a música na verdade é uma crítica à realidade social, onde as pessoas obedecem demais e fazem de menos, como se um ‘sistema’ as controlassem no seu modo de pensar e agir.
Essa manipulação é feita através de novelas, noticiários em horário nobre e programações de televisão de baixa cultura. Dessa forma ficando cada vez mais difícil ‘abrir os olhos’ dos brasileiros, ao menos