Realidade brasileira
Desde os primórdios o Brasil já mostrava sinais da injustiça social ao qual remeteria sua civilização. A partir de dados históricos podemos analisar que a desigualdade já faz parte da história brasileira desde suas primeiras civilizações, mas três acontecimentos históricos se evidenciam na formação de uma hierarquia desigual: os portugueses tomaram os índios como seres inferiores escravizando-os, usufruindo assim de suas mulheres terras e utensílios; a abolição da escravatura forçando os negros a viver na precariedade uma vez que esses não tinham onde viver e o fim do coronelismo que causou o êxodo rural já que esses assim como os negros também não tinham terras onde plantar. E assim através do processo de miscigenação essas classes negligenciadas passam a se multiplicar e povoar o nosso país dando origem a história da miséria no brasil.
Assim historicamente, o Brasil foi fundado com base em uma sociedade desigual e atualmente a história continua já que comparado a outros países a distribuição de renda em nosso país é uma das piores do mundo (Instituto de pesquisa econômica aplicada) e é a má distribuição de renda a maior causa de pobreza no mundo. O capitalismo só fez acentuar esse desnível elevando os índices de pobreza extrema que é a condição em que as famílias têm renda per capita de até um quarto do salário mínimo mensal.
É importante lembrar que a pobreza não esta somente ligada à economia, ou seja, aos bens materiais como o a alimentação, a moradia, o saneamento, mas também a bens de caráter social como a educação, a vulnerabilidade, a discriminação, e o acesso a informação. Então uma pessoa que nasce nessas condições tende a manter-se nela pois a discriminação, a baixa escolaridade não permite o progresso destes miseráveis.
O crescimento e econômico e uma política de distribuição de renda igualitária são fundamentais para a erradicação da pobreza no Brasil e nos últimos anos tivemos resultados positivos em numero de habitantes