Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) nas empresas
Realidade Aumentada (RA)
Consiste em inserir sons, gráficos e até cheiros no ambiente real a partir de algum dispositivo de visualização ou de som. A aplicação deve conseguir se adaptar ao livre movimento do usuário, para isso seguindo técnicas de rastreamento e reconhecimento de marcadores padronizados.
A realidade aumentada pode ser definida de várias maneiras:
a) é uma particularização de realidade misturada, quando o ambiente principal é real ou há predominância do real;
b) é o enriquecimento do ambiente real com objetos virtuais, usando algum dispositivo tecnológico, funcionado em tempo real.
c) é uma melhoria do mundo real com textos, imagens e objetos virtuais, gerados por computador;
d) é a mistura de mundos reais e virtuais em algum ponto da realidade/virtualidade contínua que conecta ambientes completamente reais a ambientes completamente virtuais;
e) é um sistema que suplementa o mundo real com objetos virtuais gerados por computador, parecendo coexistir no mesmo espaço e apresentando as seguintes propriedades:
- combina objetos reais e virtuais no ambiente real;
- executa interativamente em tempo real;
- alinha objetos reais e virtuais entre si;
- aplica-se a todos os sentidos, incluindo audição, tato e força e cheiro
Essa tecnologia deverá ter grande impacto no relacionamento das pessoas, pois facilita a formalização das idéias, através de novas maneiras de visualizar, comunicar e interagir com pessoas e informação. Apesar de todas as áreas do conhecimento deverem usufruir dos benefícios da realidade aumentada, ensino, aprendizagem e treinamento deverão particularmente passar por uma grande evolução com novas formas de relacionamento do estudante com professor, colegas e informação, propiciados pela mistura do real com o virtual. http://blogdogipo.blogspot.com.br/2009/10/realidade-aumentada-e-empresas.html Playstation 3 - EyePet