Reagentes de diagnóstico
As potencialidades de aplicação da biotecnologia são muitas e têm atraído o interesse não apenas de cientistas, mas também da indústria, de investidores privados e dos gestores de políticas públicas em todo o mundo. Os novos campos científicos da biotecnologia têm aplicações transversais e entre os principais setores impactados destacam-se agropecuária e alimentos, a indústria química e a farmacêutica.
O foco deste trabalho é a biotecnologia aplicada à saúde humana. Para esse propósito, a definição de indústria farmacêutica adotada não se restringe ao desenvolvimento e à produção de fármacos e medicamentos, mas engloba também outros segmentos nos quais atuam grandes empresas farmacêuticas, um desses seguimentos e o de desenvolvimento reagente para diagnósticos.
Um reagente de diagnóstico é uma substância que é utilizada numa reação química para detectar, analisar ou produzir outra substância que indica a presença de uma condição especial. É geralmente parte de um teste diagnóstico, que fornece informações rápidas sobre a ausência ou presença de uma determinada doença. Para cumprir adequadamente o seu papel, um reagente para diagnóstico deve possuir algumas características básicas que determinarão sua qualidade e terão influência decisiva nos resultados obtidos.
Características Básicas de um Reagente para Diagnóstico: A biotecnologia reduziu os custos de diagnósticos ao proporcionara realização de testes diversos com uma única amostra de sangue. Permitiu o desenvolvimento dos chamados testes rápidos,de utilização simples e leitura fácil, substituindo com vantagens alguns testes convencionais.
Muitos novos testes são portáteis e permitem que o médico os realize no local da consulta e decida imediatamente qual o tipo de tratamento necessário, sem que seja preciso enviar a um laboratório. Como são testes de fácil realização, baseados em cores,por exemplo, como os testes de farmácia para gravidez, nãoexigem pessoal