Reabilitação vestibular
Reabilitação Vestibular
Com o braço estendido, aproxime e afaste o dedo indicador do nariz, acompanhando os movimentos com o olhar. A aproximação deve ser feita até que haja ligeiro desconforto.
2
Com a cabeça fixa, movimente os olhos para a direita e para a esquerda, para cima e para baixo, em 10 duplos movimentos.
1Com o braço estendido, dobre o dedo indicador a 90º e faça movimentos que descrevam um grande círculo, no sentido horário e anti-horário.
Acompanhe os movimentos com o olhar sem movimentar a cabeça.
3
Movimente a cabeça alternadamente para a direita e para a esquerda, para cima e para baixo. Os movimentos devem ser realizados progressivamente mais rápidos, próximos ao desconforto. 4Jogue uma pequena bola de uma mão para outra, passando-a acima da cabeça. Acompanhe os movimentos com o olhar sem movimentar a cabeça. 5
Jogue uma pequena bola para cima, pegando-a com a mesma mão. Acompanhe os movimentos com o olhar sem movimentar a cabeça.
6Fixe o olhar em um ponto qualquer. Sente e levante da cadeira sem tirar os olhos do ponto fixo. Repita este exercício por 10 vezes.
7
Caminhe em linha reta, descalço, olhando para frente, sobre uma superfície macia (do tipo carpete ou tapete).
Faça o mesmo exercício porém olhando para os lados alternadamente.
8Em pé, levante um dos joelhos e passe a bola por baixo da coxa. Repita o movimento com a outra perna.
10
Quando sentir segurança suba e desça esca- das com os olhos abertos. Repita, posterior- mente, com os olhos fechados.
Realize este exercício vagarosamente, sempre acompanhado por outra pessoa.
11
Fixe o olhar em um ponto qualquer e caminhe em linha reta balançando a cabeça para cima e para baixo e depois para os lados.
9Fixe o olhar em um