reaaçoes em soluçao aquosa
Introdução
A dissolução de um sólido iônico envolve a separação dos íons existentes no estado sólido. Quando um composto iônico se dissolve em água, cada íon negativo está envolvido por moléculas de água, com as suas regiões positivas apontando na direção do íon, e cada íon positivo está envolvido pelas regiões negativas das várias moléculas de água (KOTZ e TREICHEL, 2002).
Solutos que produzem íons quando são dissolvidos em água são chamados eletrólitos. Em soluções de eletrólitos fortes, todos os solutos assumem a forma de íons separados, ao passo que soluções de eletrólitos fracos consistem principalmente de moléculas dissolvidas e um número relativamente pequeno de íons separados (MAHAN e MEYERS, 1995).
O cloreto de hidrogênio é um eletrólito forte e o cloreto de sódio também. Quase todos os compostos iônicos solúveis são eletrólitos fortes. O ácido acético é um eletrólito fraco: em água, nas concentrações normais, somente uma pequena fração das moléculas de CH3COOH se separam em íons hidrogênio, H+ e íons acetato, CH3CO2-. Uma das formas de distinguir entre eletrólitos fortes e fracos é medir sua capacidade de conduzir eletricidade (ATKINS e JONES, 2006).
Muitos compostos iônicos se dissolvem muito pouco em água e outros são essencialmente insolúveis. A tabela 1 abaixo apresenta as diretrizes gerais que ajudam a prever quando determinado composto é solúvel ou não em meio aquoso (KOTZ e TREICHEL, 2002).
Tabela 1: Regras para prever a solubilidade de compostos iônicos
Compostos solúveis
Exceções
Todos os sais de Na+, K+ e NH4+
Todos os sais de Cl-, Br- e I-
Haletos de Ag+, Hg22+ e Pb2+
Compostos que contém F-
Fluoretos de Mg2+, Ca2+, Sr2+, Ba2+, Pb2+
Sais de nitrato, NO3- clorato, ClO3- perclorato, ClO4- acetato, CH3CO2-
Sais de sulfato, SO42-
Sulfatos de Ca2+, Sr2+, Ba2+, Pb2+
Compostos insolúveis
Exceções
Todos os sais de carbonato, CO32-