REA ES QU MICAS NOX E BALANCEAMENTO
1 – CONCEITO DE REAÇÃO QUÍMICA
Um fenômeno é considerado químico, quando as substâncias envolvidas sofrem uma transformação na sua constituição molecular como, por exemplo, a transformação do oxigênio em ozônio (oxigênio é constituído por moléculas de O2 e o ozônio por moléculas O3).
Na prática, identificamos uma reação através de certas evidências que denunciam que o material inicial está se transformando. As principais evidências são:
a) liberação de gás (↗)
b) formação de precipitado – ppt (↓)
c) mudança de cor
d) desenvolvimento de calor
2 – EQUAÇÃO QUÍMICA
Para representar uma reação química, usamos a equação química. Nela, o estado inicial do fenômeno é representado pelas fórmulas moleculares das substâncias que reagem, o mesmo acontecendo com o estado final. Para separar estes dois estados, também chamados de membros, usamos uma seta, dupla seta ou sinal de igual.
Exemplos
H2 + I2 → 2HI
CO2 + H2O ⇌ H2CO3
H2SO4 + 2 NaOH = Na2SO4 + 2 H2O
3 – TIPOS DE REAÇÕES
3.1 – COMBUSTÃO: Trata-se da reação entre COMBUSTÍVEL e um COMBURENTE. Geralmente, o combustível é um composto orgânico, e o comburente é o oxigênio, levando assim a produzir ácido e gás carbônico. Quando isto ocorre, dizemos que ocorreu uma combustão completa. Combustões incompletas produzem monóxido de carbono (CO) e fuligem (C).
Exemplo de combustão completa
C2H5OH + 3 O2 2 CO2 + 3 H2O
Exemplo de combustão incompleta
2 CH4 + 3 O2 2 CO + 4 H2O
C2H2 + ½ O2 2 C + H2O
3.2 – SÍNTESE TOTAL OU ADIÇÃO: Consiste em obter um composto a partir de substâncias simples.
Exemplos
2 H2 + O2 2 H2O
N2 + 3 H2 2 NH3↗
H2 + Cl2 2 HCl
3.3 – SÍNTESE PARCIAL: Consiste em obter um composto a partir de outros compostos.
Exemplos
CaO + CO2 CaCO3
MgO + H2O Mg(OH)2
3.4 – DECOMPOSIÇÃO OU ANÀLISE: Consiste em desdobrar um composto em duas ou mais substâncias. Se a decomposição for efetuada com calor, é chamada de PIRÓLISE ou CALCINAÇÃO. Se a decomposição for efetuada com