Rea Es Com Ons Brometo Rea Es Com Ons Iodeto E C Tion Do Fe 3
UNIFEI
Experimento 07
Reações com Íons Brometo; Reações com Íons Iodeto e Cátion do Fe 3+
Thomas Roberto Fornasier Da Costa 31428
Cynthia Raquel S Silva 28025
Outubro, 2014
Itajubá – MG
Introdução
Brometo (Br-)
O Bromo enquadra-se no grupo VII A da tabela periódica, que reúne os chamados halogênios, elementos não metálicos que apresentam grande afinidade por outros corpos e que, assim, tendem à formação de sais. O bromo não é encontrado em estado elementar na natureza, mas existe em abundância na forma de sais de bromo.
Como os demais halogênios, o bromo caracteriza-se por sua elevada capacidade de oxidação, responsável pela facilidade para combinar com outros elementos e dissolver-se em numerosos compostos orgânicos, como álcool, o clorofórmio e o tetracloreto de carbono. A propriedade oxidante do bromo é também responsável pela liberação de uma elevada quantidade de calor em reações com determinados elementos, como o fósforo e o alumínio, com risco de explosões. Combina-se com o hidrogênio ao rubro (formação de HBr) e destrói certos compostos hidrogenados, principalmente matérias orgânicas. Une-se aos metais para dar brometos (LEE, 1999).
Os brometos de prata, mercúrio e cobre são insolúveis em água. O brometo de chumbo é essencialmente solúvel a frio, mas bastante solúvel em água fervendo. Todos os outros brometos são solúveis em água. Quando o brometo de potássio reage com ácido sulfúrico concentrado, forma-se primeiro uma solução marrom avermelha e, posteriormente, desprendem-se vapores de bromo da mesma cor que acompanha o brometo de hidrogênio (VOGEL, 1981). Essas reações são aceleradas por aquecimento, ao substituir o acido sulfúrico por acido fosfórico concentrado ao aquecer formasse o brometo de hidrogênio.
Iodeto (I-)
O iodo é um elemento químico de símbolo I, pertencente ao grupo dos halogênios. À temperatura ambiente, o iodo é um sólido altamente volátil, de aspecto e coloração quase negra. O