(RE) SIGNIFICAR O CUIDADO COMO PARTE DO TRATAMENTO DO PACIENTES NO HOSPITAL PSIQUIATRICOS PHILIPPE PINEL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
CAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA
OFICINA TERAPÊUTICA: (RE) SIGNIFICAR O CUIDADO COMO PARTE DO TRATAMENTO DO PACIENTES NO HOSPITAL PSIQUIATRICOS PHILIPPE PINEL
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 03
INTRODUÇÃO 03
JUSTIFICATIVA 05
OBJETIVOS GERAIS 05
METODOLOGIA 05
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 07
1. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Construído na antiga fazenda Anastácio, o CAISM “Philippe Pinel” completou no ano de 2009, 80 anos de existência e de atividades assistenciais à saúde mental junto à população. Ao longo desses anos o hospital vem passando por diversas modificações.
Num primeiro momento o Pinel tinha como objetivo atender pacientes com alto poder aquisitivo e tinha como estrutura um caráter privativo.
Na década de 1940 o Governo do Estado de São Paulo adquiriu o acervo social do Sanatório Pinel, como era chamado na época, e passou a atender pacientes de todas as classes sociais, principalmente os de baixa renda, tornando-se então, uma instituição de pacientes crônicos voltados ao sexo feminino. Nesta época também passou a ser chamado de Hospital Psiquiátrico Pinel.
Somente em meados da década de 1980, o hospital Psiquiátrico Pinel passou a atender pacientes do sexo masculino, tornando-se assim, um hospital misto.
Em 2008 houve outra grande mudança no hospital, sendo seu organograma modificado e assim passou a ser um Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental – CAISM. O hospital é administrado pela secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e tem como missão: “garantir a atenção integral, humanizada e qualificada à pessoa com transtorno mental severo e promover sua inclusão social de acordo com a evolução da Política Nacional em Saúde Mental, os princípios da Reforma Psiquiátrica e do SUS”.
Atualmente, a partir da lei 10.216, o Pinel passa a receber pacientes com dependência química. E com isso os