RDR Did Tica Trabalho
O ato de avaliar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo momento as pessoas são obrigadas a tomar decisões que, na maioria das vezes são definidas a partir de julgamentos provisórios. O ato de avaliar na vida cotidiana se dá, permanentemente, pela unidade imediata de pensamento e ação. Nesta unidade a pessoa precisa estar sempre pronta para identificar o que é para si o “verdadeiro”, o “correto”, opções que vão lhe indicar o melhor caminho a seguir, o que fazer. Muitas vezes essa escolha não corresponde a um conhecimento aprofundado, real, daquilo a que se refere a opção. Portanto, exercido em todos os momentos da vida diária dos indivíduos, é feito a partir de juízos provisórios, opiniões assumidas como corretas e que ajudam a tomadas de decisões. Esses posicionamentos são definidos pelas pessoas com todos os aspectos de sua individualidade, de sua personalidade.
Em termos gerais, a avaliação é um processo de coleta e análise de dados; tendo em vista verificar se os objetivos propostos foram atingidos. No Âmbito escolar a avaliação se realiza em vários níveis; do processo ensino-aprendizagem, do currículo, do funcionamento da escola como um todo.
A avaliação da aprendizagem do aluno está diretamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente. Ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender, o professor está avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Assim, a avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem fornece ao professor indicações de como deve encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica visando aperfeiçoá-la. É por isso que se diz que a avaliação contribui para a melhora da qualidade da aprendizagem e do ensino. Podemos tirar algumas conclusões sobre a avaliação afirmando que a avaliação é um processo contínuo e sistemático, é funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos, é orientador porque indica os avanços e dificuldades