RCM (Manutenção Centrada em Confiabilidade)
Disciplina: Planejamento de Manutenção
TEMA II - RCM (Manutenção Centrada em Confiabilidade)
INTRODUÇÃO
O RCM é uma aplicação da confiabilidade como elemento básico para a tomada de decisões sobre a renovação de equipamentos, dentro do contexto definido como gerenciamento de ativos físicos. Nesse processo a confiabilidade é um recurso de análise que permite definir em que momento é necessário realizar a troca de um determinado equipamento. Desde este ponto de vista, isto constitui uma aplicação direta da gestão ou gerenciamento de ativos, avaliados sobre seu ciclo de vida, para determinar opções de ampliação ou substituição.
DESENVOLVIMENTO
RCM (Reliability Centerede Maintenance)
Fatores como o desgaste, corrosão, fadiga, fenômenos físico-químicos e acidentes, que ocorrem nas partes ou componentes de qualquer equipamento alteram as suas condições normais. Esses fenômenos e eventos que ocorrem durante o uso podem degradar essas condições o suficiente para que os componentes e equipamentos não mais apresentem o desempenho requerido atingindo a falha.
A manutenção esta diretamente envolvida com o processo de falha do equipamento. Para isso a função da manutenção é conhecer e dominar estes processos de falha e saber quando e como intervir para atender as necessidades dos usuários.
Durante muitos anos a ação da manutenção foi baseada na troca de componentes, evitando assim a quebra em emergência. Essa fase gerou o conceito de que os equipamentos tornam-se menos confiáveis na medida em que o tempo de operação, ou idade, aumenta. Assim a grande preocupação da manutenção era conhecer a idade na quais os itens iriam falhar – vida útil – para estabelecer ações de manutenção que se antecipasse à quebra. Este conceito estabelecia que a confiabilidade estivesse diretamente relacionada com o tempo de uso. Neste período o número de modos de falhas eram reduzidos e bem conhecidos.
Esta metodologia foi amplamente utilizada no setor aeronáutico