RC 418 Completa Mateiras De Capa 30e31

1287 palavras 6 páginas
MATÉRIA DE CAPA

SETE RAZÕES POR QUE A LIBERDADE
“Uma vez que a liberdade religiosa está inter-relacionada com o sucesso econômico, os negócios seriam beneficiados levando-se em consideração a liberdade religiosa no seu planejamento estratégico, na gestão do trabalho e, também, nas interações com a comunidade.”

DIVULGAÇÃO

„„ POR BRIAN J. GRIM

L

iberdade de religião e de crença – como definida no Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, de 1948 – é boa para os negócios.
Por quê? Em suma, porque a liberdade religiosa, tomada na expressão traduzida para a língua inglesa:
F osters respect (promove o respeito)
R educes corruption (reduz a corrupção)
E ngenders peace (gera a paz)
E ncourages broader freedoms (encoraja liberdades mais amplas)
D evelops the economy (desenvolve a economia)
O vercomes over-regulation (supera o excesso de regulamentação)
M ultiplies trust (multiplica a confiança)
Cada uma destas razões merece destaque.

• Fosters respect
A liberdade religiosa promove o respeito por proteger mais de oito em cada dez pessoas do mundo inteiro; 84%, conforme recente estudo do Pew Reserch Center, identificam-se com a fé religiosa. Dado que tantas pessoas estão de alguma maneira ligadas a crenças religiosas, violar a livre prática da religião levaria ao risco de alienação em massa da sociedade, algo que certamente não seria o ideal para o progresso moral e econômico da sociedade. Certamente,

30

REVISTA JURÍDICA CONSULEX - ANO XVIII - Nº 418 - 15 DE JUNHO/2014

forçar 16% das pessoas que não estão ligadas a nenhuma crença específica a ter uma religião seria igualmente alienante. A liberdade religiosa assegura que todas essas pessoas, independentemente de suas crenças ou descrenças, sejam contempladas com direitos iguais e a mesma oportunidade de ser ouvido na sociedade.
• Reduces corruption
A liberdade religiosa reduz a corrupção, uma das principais medidas para o desenvolvimento de uma economia sustentável. Por exemplo, a

Relacionados