Rbts
R.: Quanto maior o conhecimento e preparo, mais fácil será conseguir emprego e maior será sua remuneração. Quanto maior for o nível de escolaridade mais fácil será também aprender as inovações que vão surgindo na profissão escolhida e maior a garantia de permanecer no emprego.
3. O que falta para o Brasil ser um país globalizado e desenvolvido?
R.: O Brasil está em 54º lugar em índice de honestidade, com 3,9 pontos, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). Além de espantar investidores, é uma vergonha para o País. O capital estrangeiro se instala onde há mais honestidade, melhor educação básica e melhor educação técnico-profissional.
No Brasil temos dois grandes problemas a resolver. Primeiro: a educação está longe de ser bem de consumo para a maioria da população. Segundo: as empresas não conseguem ter cérebros-de-obra em quantidade e qualidade suficientes para satisfazer suas necessidades, em função da expansão e atualização tecnológica. Assim, não se tem nem uma sociedade educada nem um país em condições de competir e dar emprego para os próprios brasileiros, o que é muito grave.
4. Por que existem tantas crianças nas ruas no Brasil e o que precisa ser feito para tirá-las de lá?
R.: As causas de tantas crianças estarem vivendo nas ruas são várias e, entre as principais estão: a falta de amor, a violência doméstica, a exploração do trabalho infantil, abuso e exploração sexual, uso de drogas pelos pais etc. As injustiças sociais promovem os desequilíbrios que desestruturam as famílias e levam, muitas vezes, as crianças para a rua.
Negligenciados pela família e muitas vezes ignorados pela sociedade, as crianças correm sérios riscos. Acreditam que na rua está a solução de seus problemas. Por uma questão de sobrevivência, acabam se integrando a grupos de delinquentes. Passam a se sentir mais seguros e adquirem um falso sentimento de liberdade.
5. Quais são os tipos