Raízes
De uma forma geral, a raiz fixa a planta no solo e é responsável pela absorção de água e sais minerais. Pode em muitas plantas exercer o papel de órgão armazenador de substancias de reserva (amido, sacarose, entre outros).
[pic]
1- Coifa: em forma de capuz, protege a zona meristemática contra o atrito e ataque de microorganismos. É formada por células mortas. 2- Zona Meristemática: contém células indiferenciadas em intensa mitose. Este tecido origina os principais tipos celulares das outras partes da raiz. 3- Zona de Alongamento (ou lisa): as células originadas na zona meristemática sofrem elongação (crescimento). 4- Zona Pilífera: contem pelos absorventes (prolongamentos celulares) responsáveis pela maior parte de absorção de água e sais minerais. 5- Zona de Ramificação (ou suberosa): em dicotiledôneas forma as chamadas raízes laterais e ai ocorrem nítido crescimento em espessura.
Tipos de raízes
• Subterrâneas ou terrestres
1. Raiz axial ou pivotante
São caracterizadas pelas dicotiledôneas. São formadas por uma única raiz primária e várias ramificações. Exemplo: feijão e os abacateiros.
[pic]
2. Raiz Fasciculada
São caracterizadas pelas monocotiledôneas, são dotadas de raízes que saem do mesmo ponto, ficando embaraçadas. Exemplo: milho.
[pic]
3. Raiz Tuberosa
A principal função das raízes tuberosas é o acúmulo de reservas da planta. Exemplo: beterraba, batata-doce.
Ela pode ser classificada em:
- Axial-tuberosa: reservas acumuladas no eixo principal. Exemplo: cenoura.
- Fasciculado-tuberosa: reservas acumuladas nas raízes secundárias. Exemplo: mandioca.
[pic]
• Raízes Aéreas
1. Raízes-suporte
São as raízes que se originam a partir do caule e vão até o solo, servem de suporte para as árvores. Exemplo: milho.
2. Raízes-cintura
Estas raízes são aquelas que se desenvolvem ao redor de um suporte. Suas paredes celulares são fortalecidas com lignina e com velame, que se trata de uma epiderme