RAÇAS DE OVINOS
Merino Australiano
Origem: Espanha, fruto do cruzamento das raças Merino Espanhol 25% Merino de Vermont 40% Merino de Electoral e Negretti 30% e Merino Ramboullet 5%
Características: Cor branca, lanados, machos com chifres espiralados e fêmeas mochas, boa adaptação a altas temperaturas mas baixa tolerância a umidade, rústicos, longevos, machos 90 kg, fêmeas 50 kg.
Aspectos reprodutivos: Boa habilidade materna, fêmeas prolíferas porém produzem cordeiros fracos ao nascimento, peso ao nascer 3,5kg.
Ideal ou Polwarth
Peso 60 kg na ovelha e 90 kg no carneiro. Velo de comprimento de 9 a 12 cm e finura de 21 a 25 micros. Originário do Sul da Austrália, a raça foi obtida pelo cruzamento de carneiros da raça inglesa Lincoln com ovelhas Merino. A media de produção de lã é de 3 a 4 kg, velo uniforme, uma ruga na frente (avental); adapta-se bem a pastagens pobres, produz bons cordeiros para o abate, raça rústica e prolífica. Vivem em pequenos grupos dentro dos rebanhos. Mocho, com topete, cascos brancos com estrias negras, focinho róseo; lã branca e suave. Produtoras de lã e carne (mistas), embora o Polwarth seja considerado um carneiro de dupla aptidão, a produção de lã é dominante e constitui a sua principal finalidade. Preferem clima um pouco seco. São recomendáveis para campos limpos e terrenos enxutos. Sua crescente expansão no Brasil é um bom atestado de suas boas qualidades para o nosso meio.
Lincoln
A Lincoln é uma das maiores raças do mundo de ovelhas. Sua lã é o mais pesado, mais longa e mais brilhante grampeado de qualquer raça no mundo. É exigente quanto à alimentação, não se desenvolvendo bem em criações extensivas. O carneiro adulto pesa em média 150 kg e a fêmea 120 kg; os cordeiros alcançam até 35 kg aos 4 meses, quando bem alimentados. Velo pesa, em média, 5 a 6 kg.
OVINOS DE CORTEIle de France Origem: O berço da raça é a França, na região da bacia parisiense, denominada Ile de France. A partir de 1816, técnicos