raça
Os sociólogos situam o preconceito entre as atitudes irracionais. Na verdade, o preconceito é tão irracional quanto o medo ou a desconfiança, ou seja, decorre da ignorância em relação ao objeto temido, ao repelido.
No caso, o objeto em que estamos tratando é constituído pelo agrupamento humano, portador de características biológicas. Mas será que a ignorância justifica o preconceito? O preconceito nasce do temor ao desconhecido, do diferente, do novo. O racismo faz parte do nosso cotidiano, apesar, de se dizer que não há racismo no Brasil, o racismo ele existe, revela o modo que o racismo se estrutura em nossas relações. No Brasil tem o racismo estrutural, ou seja, um racismo que é naturalizado, um racismo que esta no plano do inconsciente, e as pessoas agem dessa maneira, muitos tem duvidas se isso é racismo ou não. Racismo é crime e tem a lei 7716/89, sendo que muitas vezes nas delegacias, os delegados compreendem isso como injúria e não como caso de racismo, e isto se impede muito que a lei seja cumprida.
Conclusão:
A falta de oportunidade para o negros na sociedade brasileira. Já que a maior parte da população negra vive na situação financeiramente difícil; os pais sofrem discriminação no mercado de trabalho -> não conseguem pagar escola particular pros filhos e colocam eles em escolas públicas -> os filhos recebem educação inferior e não conseguem entrar na faculdade -> mais uma geração de negros sem educação superior entra no mercado de trabalho para ganhar salário inferior ao dos brancos e acaba colocando filhos na escola pública. Racismo estrutural é a forma mais invisível do racismo, porque não tem como culpar nenhuma pessoa pelas falhas no sistema. No entanto, certas