raça e etnia
- Você acha que o racismo tem aumentando ou diminuído no Brasil e no mundo? Por quê? Como as tendências em relação ao racismo podem ser comparadas e outras formas de preconceito, como o sexismo? O que explicaria as semelhanças e diferenças nessas tendências?
No Brasil, as pessoas não querem mostrar que possuem o sentimento racista, acham que outras pessoas podem julga-las mal por esse motivo. No entanto, o brasileiro é racista, apesar de que hoje em dia esse julgamento esteja senfo feito de forma mais intensa em determinados grupos sócias. Mas quando um garoto com roupas mais largadas e uma aparência mal cuidada passa pela rua a reação das pessoas é imediata, começam a olha-lo com desconfiança, seguram com mais força as coisas que possuem de valor e se espremem na calçada para não passar tão perto ou simplesmente, seguem para o lado oposto o individuo. A noção de que o racismo é uma coisa ruim hoje em dia faz com que as pessoas se amedrontem a expressar o que sentem, mas antigamente, era aceitável ter esse tipo de pensamento, tanque a minha vó até hoje ainda é racista. Acredito que no mundo ocorra a mesma situação, mas com intensidades diferentes já que em alguns países há histórico de colonialismo e do imperialismo.
As duas tendências possuem origem histórica. A filosofia do cismos é que um povo é melhor do que outro e no sexismo de que o homem é superior à mulher, tornando os dois grupos mais submissos e desprotegidos socialmente.
O que une as duas ideologias é a origem, os dois descendem de ideias de homens brancos e de classes ditas superiores, europeus. Com ideias de dominação e com um complexo sistema de hierarquia, principalmente pela época em que viveram.