Razões Trigonométricas
De
Matemática
Índice
Introdução........................................................pág.3
Desenvolvimento.............................................pág.4 a 5
Conclusão.........................................................pág.6
Bibliografia.......................................................pág.7
Introdução
A trigonometria é considerada uma das áreas mais importantes da Matemática, pois possui diversas aplicações nos estudos relacionados à Física, Engenharia, Navegação Marítima e Aérea, Astronomia, Topografia, Cartografia, Agrimensura, entre outras.
Os estudos iniciais sobre a trigonometria são associados ao grego Hiparco, que relacionou os lados e os ângulos de um triângulo retângulo e possivelmente construiu a primeira tabela de valores trigonométricos, por isso muitos o consideram o pai da trigonometria. Os estudos trigonométricos no triângulo são embasados em três relações fundamentais: seno, cosseno e tangente.
No triângulo, os ângulos de 30º, 45º e 60º são considerados notáveis, pois estão presentes em diversos cálculos.
Desenvolvimento
Definição
Seno
O seno é uma função trigonométrica. Dado um triângulo retângulo com um de seus ângulos internos igual a , define-se como sendo a razão entre o cateto oposto a e a hipotenusa deste triângulo. Ou seja:
Cosseno
O cosseno (usam-se ainda as formas coseno e co-seno) é uma função trigonométrica. Dado um triângulo retângulo com um de seus ângulos internos igual a , define-se como sendo a proporção entre o cateto adjacente a e a hipotenusa deste triângulo. Ou seja:
Tangente
Em trigonometria, é uma função trigonométrica. Define-se (ou ) como sendo a proporção entre o cateto oposto a e o cateto adjacente a .
Consequentemente também é dado pela razão entre o seno e o co-seno:
Cotangente
A co-tangente é uma função trigonométrica definida como o inverso da tangente,1 ou como a razão