Razões que levaram os cidadãos a apoiarem a ditadura militar.
A princípio, pode-se dizer que existia um receio na sociedade civil brasileira contra a implantação de um regime comunista. Houve também um apoio financeiro norte americano que fez com que a população acreditasse que o então presidente João Goulart iria dar um golpe ditatorial e comunista,pois um de seus objetivos era a reforma agrária, que em tese, se ocorresse elevaria o Brasil à potência em algumas décadas. Mas com receio de que o Brasil se tornasse uma extensão de Cuba, o Estados Unidos da América apoiou financeiramente a implantação da ditaduta. Concluimos então, que se não fosse o Estados Unidos o golpe não teria ocorrido, pois foi o país norte americano quem além de financiar o golpe, manipulou o exército brasileiro para que seus integrantes dessem o golpe, e também deu força midiaticamente para que os civís fizessem manfestações, que foi a primeira marcha da família.
Razões que não justificam o golpe militar :
O golpe não se justifica,pois foi inconstitucional. A própria constituição de 1946 dava ao brasileiro alguns direitos individuais e fundamentais, caracteristicos do liberalismo e da democracia : Como igualdade perante a lei, ausência de censura, garantia de sigilo em correspondências, liberdade religiosa, liberdade de associação, extinção da pena de morte e separação dos três poderes. Mas esses direitos não foram respeitados durante a ditadura.
Para finalizar, podemos dizer que não houve uma ameaça comunista concreta, e sim alguns grupos de estudantes que eram inofencivos. Podemos afirmar ainda, que o então presidente João Goulart nem em mente instauraria um regime comunista, pois era um grande latifundiário.
Pode-se dizer que todos cidadãos brasileiros foram considerados como indivíduos dotados de “razão”?
Não se pode gereralizar, pois alguns tinham sim. Podemos partir novamente do princípio que a constituição dava o direito de