Razão
· Era da Razão – O que foi a Era da Razão?
ü A Era da Razão representou uma gênese no modo como o homem via a si próprio, a busca do conhecimento e o universo. ü A Era da Razão também incluiu o período mais curto chamado de Iluminismo. Durante este tempo ocorreram grandes mudanças no pensamento científico e na exploração. Novas ideias encheram o horizonte e o homem estava ansioso para explorá-las livremente. ü A Era da Razão não precisa necessariamente ser vista como um ponto culminante na história do homem. O homem começou a abraçar uma crença exagerada na perfeição da humanidade com base na razão e pensamento claro, alegremente abandonando a confiança na verdade bíblica e no temor de Deus.
· Era da Razão - Racionalidade, Razão e o Iluminismo
ü A Era da Razão trouxe uma grande mudança à história da trajetória do homem na terra. A razão, racionalidade e iluminação tornaram-se os novos 'deuses' ü Agora, nesta nova era, o homem sentiu-se obrigado a seguir o seu próprio intelecto, não a verdade ‘revelada‘.
· Era da Razão - A Visão Cristã
ü A Era da Razão foi caracterizada pela rejeição de Deus. ü O homem agora estava livre para postular suas próprias teorias da existência e ideias sobre a Terra e a sua relação com o sol.
· Os grandes temas da Idade Média (III): A razão
ü O começo do Evangelho de São João diz taxativamente que no princípio era o verbo, o logos, e que Deus era o logos. Isso quer dizer que Deus é, em primeiro lugar, palavra, e, ademais, razão. Isso coloca vários problemas particularmente importantes, sobretudo a posição do homem. ü Para Ockham, a razão será um assunto exclusivamente humano. A razão é, sim, própria do homem, mas não de Deus; este é onipotente e não pode estar submetido a nenhuma lei, nem sequer à da razão. Isso lhe parece uma limitação inadmissível do arbítrio divino. ü Se Deus não é razão, a razão humana não pode se ocupar dele. ü A razão volta-se para os objetos aos