Razão Tupiniquim
Por isso, não desenvolvemos uma filosofia nacional: A Filosofia brasileira passou a ser impossível a partir do momento em que, como fenômeno geral, se deu entre nós a opção pela certeza. E não tendo duvida, é como morrer para o pensamento.
Já no décimo primeiro e ultimo “ razão independente e negação” retrata uma ação independente e que faz desabar as instalações sérias nas quais vivemos, negando importancias e urgencias de coisas que não nos expressam, que acabam por encobrir condições que poderiam libertar em nós um pensamento criador, pois o pensamento é gerado pela dúvida e não pela certeza. E também, os brasileiros e latino Americanos,Devemos nos desprender de pensamentos,de coisas que mal conhecemos, que só são importantes europeus ou norte Americanos.
1. Proposições
De acordo com o que foi observado durante a exposição de idéias do autor, com o objetivo de tentar buscar alternativas para o desenvolvimento de uma filosofia tipicamente brasileira, elencamos as seguintes propostas:
Conhecer mais nossa própria cultura, buscar conhecimentos na historia do país, pensadores e filósofos que foram importantes para a formação da nossa cultura;
Deixar de lado a realidade dos países desenvolvidos e buscar a nossa própria realidade;
Desenvolver um espirito critico, questionando