Razão aurea
Introdução:
A razão áurea se faz presente em muitas situações do nosso dia a dia e apesar da sua importância é pouco explorada nas aulas de Matemática.
Texto:
Este trabalho tem como objetivo contar um pouco da história da matemática envolvendo a Razão áurea, sua originalidade e o que representa. Os itens abaixo serão úteis para se atingir o propósito do trabalho.
- Contar um pouco da história da matemática envolvendo a Razão áurea
- Citar e mostrar de forma clara o conceito, originalidade e finalidade do assunto referido.
- Apresentar perguntas e respostas para abranger o entendimento do assunto abordado.
- Mostrar como a razão áurea pode ser utilizada
Apresentando um pouco de história da matemática, pode-se mostrar que a matemática é muito mais interessante do que a simples exibição de fórmulas necessárias para o desenvolvimento de uma teoria. A história permite que todos os alunos viajem num mundo antigo onde o conhecimento foi construído de maneira diferente da atual.
Os antigos egípcios eram exatos no contar e medir. Eles utilizavam a Matemática com o propósito de resolver problemas relacionados a cálculos de áreas e terras férteis, cálculo de volume de mercadorias armazenadas, entre outros.
Desde que o homem começou a usar números para contar, sua observação deles fez com que aprendesse muitas coisas. E conforme seus cálculos evoluíam cada vez mais ele os aplicava ao mundo a sua volta. E com o passar do tempo, o seres humanos começam a notar que existia um número em especial que parecia estar em todos os lugares, como se ele fosse o número que determinasse as regras de mundo. Assim surgiu a proporção áurea.
A Famosa Razão Áurea
A razão áurea foi tema de investigação de inúmeros cientistas e curiosos, e um dos quais mais se destacou foi o famoso geômetra grego Euclides, autor de Os Elementos, primeira grande obra de geometria. Assim como o "PI” (Nosso grande amigo da trigonometria. O símbolo "π" ), o número "Phi" (razão