rawls
É comum associarmos os conceitos de justiça e de igualdade. Frequentemente ate ouvimos dizer q é justo dar a tdos o mesmo tratamento. É necessário ponderar a especificidade de cada caso particular. Não so devemos tratar da mesma forma o que é igual cm devemos tratar de momo desigual o q é diferente. A esta distribuição ponderada, justa e equilibrada dos direitos e deveres na sociedade chamamos distribuição equitativa.
De acordo com rawls para haver uma sociedade justa teremos de garantir q os direitos fundamentais de cada individuo são respeitados e q a cooperação social traz o máximo de benefícios a todos de forma justa.
Para q fosse possível ao ser humano definir os princípios da justiça de forma totalmente imparcial é necessário imaginarmos uma posição original em q tds estariam numa situação de plena igualdade. Para rawls é o método q devemos seguir para construir sociedades cada vez +justas. Assim a posição original garante a construção dos princípios q irão aplicar-se à sociedade os interesses particulares n se sobrepõem à justiça. O ideal seria estarmos cobertos por um véu de ignorância assim, os seres humanos desconheceriam inclusivamente as suas aptidões naturais.
A situação ideal para uma escolha justa é: essencial que a posição social q cda um ocupa seja desconhecida ; essencial q no momento da escolha dos princípios, as aptidoes especificas de cada individuo não sejam conhecidas. O véu da ignorância é assim a forma de garantir a equidade na sociedade, dissipando a tendência que cada um teria para se favorecer. Rawls previne a discriminação daqueles q naturalmente são desfavorecidos.
Assim podemos concluir q .. seria totalmente contrario à utilização da vida humana cm instrumento para atingir a felicidade. Encontra-se +próximo da perspetiva deontológica da moral de Kant, uma vez q atribui à vida humana um valor inviolável e lhe consagra direitos fundamentais independentes das aptidões naturais de cda 1