Rawls Cr ticas
* Rawls, J.: Uma Teoria da Justiça, 1971
1º princípio1
Cada pessoa tem direito a um conjunto de liberdades básicas, compatível com um regime de liberdade para todos.
Liberdade política, de consciência, de expressão, direito à propriedade…
2º princípio
As desigualdades económicas e sociais obedecem a 2 condições:
1. Os maiores benefícios possíveis para os mais desfavorecidos;
2. Devem resultar do exercício de cargos e funções disponíveis para todos, em condições de igualdade equitativa de oportunidades.
Distribuição de empregos, riquezas, responsabilidades, posições sociais…
Possíveis críticas a Uma Teoria da Justiça:
a) Rawls defende um Estado intervencionista para que a (re)distribuição da riqueza aconteça. Nozick (NY, 1938-2002) aponta a objecção do basquetebolista2 que questiona esta mesma intervenção: considera-a inibidora da iniciativa pessoal, do empreendedorismo e portanto da evolução da sociedade como um todo.
b) São aceites as diferenças com vista a um maior benefício: Rawls surge utilitarista o que contrasta com os seus pressupostos iniciais deontológicos («Para Rawls a sociedade é um conjunto de pessoas cujas relações se regulam por alguns princípios de justiça que têm de se impor com a força de imperativos categóricos…», Miguel Leitão, Um Outro Olhar sobre o Mundo, ASA - p. 155)
c) A Posição Original é uma situação hipotética e portanto irrealista.
d) Certas escolhas subsidiam injustamente outras (Ronald Dworkin, USA, 1931): A, apaixonado por futebol, trabalha na mesma empresa que B e tem o mesmo ordenado. A gasta desmesuradamente grande parte do seu salário nessa paixão e vê-se obrigado a recorrer à ajuda social. B, estuda sistemas eléctricos, sobe na carreira e o seu salário é aumentado. Será que B, ainda virá a contribuir para a ajuda social de que A beneficia?...3
e) …
Anexo4
Parte I
«Esta objecção foi apresentada pelo filósofo Robert Nozick. Ao contrário das