Ratos Virtuais Endocrino 2007
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS
Exercícios de Endocrinofisiologia: “ratos virtuais”
Procedimento Experimental
Este exercício foi planejado com o objetivo de determinar a identidade de um hormônio desconhecido, através da observação de seu efeito sobre órgãos de um rato macho. Foram utilizados 7 diferentes grupos de ratos machos, cada grupo contendo 2 machos: Grupo 1 - denominado controle; contendo um macho intacto e outro castrado (a castração envolve a remoção dos testículos para eliminar a produção da testosterona). Os 6 grupos restantes foram denominados experimentais e, eram também constituídos por um rato macho intacto e outro castrado. Ambos animais (normal e castrado) de cada grupo experimental foram injetados com um determinado hormônio, diariamente, durante 2 semanas. Ao final desse período os animais foram sacrificados e foram pesados os seguintes órgãos: hipófise, glândula tireóide, glândulas adrenais, timo (órgão envolvido com a resposta imune do organismo), testículos, próstata e vesículas seminais. O peso corporal também foi avaliado.
Propostas
Usando a tabela 1 e os dados obtidos na autópsia de cada animal, associe o grupo de ratos com seu respectivo tratamento hormonal. Os hormônios usados no tratamento foram os seguintes: ACTH, cortisol, LH, TSH, TRH e testosterona.
Para auxiliar na determinação da identidade do hormônio desconhecido, é importante comparar os valores obtidos nos animais do grupo controle com os valores obtidos nos animais experimentais (sempre comparando intactos e castrados). As alterações deverão ser consideradas significativas quando a variação entre os ratos controle e ratos que foram tratados com o hormônio desconhecido for superior a 20% (exclusive). Se a alteração for inferior a 20% (inclusive) deverá ser ignorada e atribuída a erro experimental ou biológico. Erros experimentais incluem calibração inadequada da balança, erros na aplicação do