Rascunho sobre conhecimento cientifico
O conhecimento artístico é um conjunto de fatores intimamente pessoais adquiridos durante a vida, experiência e carreira do artista. Esse saber é expresso através do processo criativo, materializando-o por meio de habilidades adquiridas e emocionais. O processo criativo envolve diversas áreas como as artes plásticas, a dança, a música, o teatro, o cinema entre outros.
O conhecimento artístico apresenta-se na forma de um objeto sensível que se gerou e se projeta além da sua sensibilidade, num espaço informe, interior ao artista e ao leitor, diferentemente contudo. Sabemos que a criação é o ato de configuração objetiva da experiência individual. Mas o que é, de fato, o conhecimento artístico? E como partilhá-lo se os objetos artísticos são, eles próprios, o seu próprio saber deles? Ao contrário do conhecimento científico, cuja delimitação do objeto o torna um conhecimento parcelar da realidade, e que procura legislar acerca dos fenômenos observados, descritos e analisados, permitindo-lhe antecipar, dessa forma, as suas ocorrências regulares, o objeto de conhecimento da arte é o todo da experiência humana, esta última sendo o desenvolvimento interior do contacto com o exterior, ao qual o individuo acede pelos sentidos. Ao contrário da abstração filosófica, que «aspira a um conhecimento uno da experiência e do próprio conhecimento, a arte, partindo do todo e acrescentando-se dialeticamente a ele, concretiza-se através da sua existência como corpo objetivo, fruto de uma vivência circunstancialmente "localizada", mesmo se participando do eterno, do infinito e do uno, para citar Shelley,e ainda se musical ou abstrata.
A poesia existe para tentar dar nome ao desconhecido que o poeta ousou. Esse desconhecido não implica, contudo, que a atividade do poeta haja de procurar mover-se para fora da sua experiência no mundo. É, sobretudo, uma tentativa de formar pela linguagem o não nomeado, «um excedente de vida interna. A partir do