rascunho do trab de filosofia
1; Porque eles afirmavam que as pessoas deveriam buscar seus instintos mais primários, ou seja, seu lado animal, vivendo sem objetivos, sem nenhuma carência de residência ou de qualquer conforto material. Assim, elas encontrariam seu fim maior – as virtudes morais.
2; Para Epicuro, a felicidade é o prazer resultante da satisfação dos desejos, mas a felicidade é fundamentalmente prazer, pois para ele tudo no mundo é matéria e, no ser humano, sensação, inclusive a felicidade. Assim, ser feliz é sentir prazer.
3. Diógenes nasceu em Sínope no ano de 413 a.C. Ele acabou sendo exilado de sua cidade natal, pois seu pai adulterou uma moeda do Estado. A vida de Diógenes causava curiosidade entre os atenienses. Diógenes era contra qualquer forma de erudição e expressava-se por atitudes e escolhas concretas.
5; Os estoicos também procuravam tranquilidade mental, e viram a ataraxia como algo a ser desejado e frequentemente fizeram uso do termo, mas para eles o estado análogo, atingido pelo sábio estóico, foi apatheia (apatia) ou ausência de paixão. Através da tranqüilidade interior o ser humano desenvolve o autocontrole podendo superar emoções destrutivas. Já um estoico de virtude, por sua vez, alteraria a sua vontade para se adequar ao mundo e permanecer, nas palavras de Epicteto, "doente e ainda feliz, em perigo e ainda assim feliz, morrendo e ainda assim feliz, no exílio e feliz, na desgraça e feliz",6 assim afirmando um desejo individual "completamente autónomo" e, ao mesmo tempo, um universo que é "um todo rigidamente determinista".
6; foi um importante escritor e filósofo do Império Romano. Entre suas ideias, destaca-se a da consciência, que ele entendia como a capacidade que o homem tem de distinguir entre o bem e o mal. Ela é inerente ao ser humano, que não pode se livrar dela ou escondê-la, pois o homem não consegue se esconder de si próprio. O criminoso pode evitar a punição da lei, mas não evita a punição dentro de sua consciência, que faz um juízo