Rapteis
O nome cientifico da mamba negra é Dendroaspis polylepis, felizmente estamos livre delas no Brasil, salvo por alguns exemplares exóticos importados por estudiosos ou aficionados. A serpente é originária da África, podendo ser encontrada nas montanhas rochosas da África Austral e Oriental e é claro nas savanas. Podendo alcançar até 4,5 metros são as cobras mais longas encontradas na África, na média os espécimes chegam a 2,5 metros.
Uma das características mais interessantes poderosas cobras é sua velocidade podendo atingir até 20 quilômetros por hora.
No nome mamba negra não é por causa de sua cor que tende a ser cinza ou puxado para verde-oliva, e sim pela cor azul-negro do interior de sua boca, que elas mostram quando ameaçadas.
Apesar de todos os mitos as mambas negras são tímidas e quase sempre buscam escapar quando confrontadas. No entanto, quando encurralados, essas cobras vão levantar a cabeça (torça para não estar ao seu alcance), às vezes com um terço do seu corpo do chão, elas abrem a boca preta e assobiam. Se um intruso persistir, a mamba vai atacar não uma, mas várias vezes, injetando grandes quantidades de potentes neuro e cardio toxinas com cada golpe, se não houver o antídoto por perto a mordida é 100% fatal, com a morte ocorrendo em cerca de 20 minutos, por isso ela é tão temível e até hoje faz muitas vítimas em áreas rurais, porque, não dá tempo de conseguir e admistrar o antídoto.
Reprodução
As mambas depositam num ninho até 18 ovos, que guardam durante um período de incubação de cerca de 80 dias
Alimentação
A base da alimentação destes animais consiste em pequenos mamíferos, sobretudo roedores, e aves que captura nas suas investidas às árvores, que sobe