Rapport
Este tipo de experiência comum entre pessoas que estão namorando ou entre amigos íntimos ou mesmo na relação psicoterápica entre paciente e terapeuta, recebe o nome de rapport, palavra que encontra sua origem na língua francesa significando concordância, afinidade e analogia. É conhecido pela capacidade de entrar no mundo de alguém e fazer esta pessoa sentir que você o entende, e que vocês possuem um forte laço em comum.
Quando estamos em estado de rapport é como se estivéssemos vendo nossa imagem no espelho ao observar a outra pessoa e esta por sua vez também tem a impressão de sermos seu reflexo no espelho. Quando se instala uma relação de rapport entre duas ou mais pessoas, esta relação propicia que as pessoas envolvidas tenham a sensação de serem compreendidas e aceitas pelo outro, proporcionando confiança, respeito e simpatia mútua. Observar duas ou mais pessoas em total rapport equivale a observar uma dança bem orquestrada, pois, a cada movimento de um corresponde um movimento adequado do outro, em total harmonia um com o outro e com a situação vivenciada naquele momento.
Um conhecimento mais aprofundado sobre comunicação não verbal, rapport e espelhamento (vide PNL) pode propiciar uma grande ajuda durante processos de