Rapport e assertividade
A relação entre esses dois conceitos reside, basicamente, no fato de ambas nos permitirem agir ao encontro dos nossos interesses em alguma situação. O rapport sob a perspectiva da relação que é estabelecida com a outra parte, e a assertividade como uma característica pessoal, formada por conjunto de comportamentos e atitudes selecionados a cada situação, de acordo com o local e o momento.
Rapport
O dicionário The American Heritage define o rapport como “Relação, especialmente única de confiança mútua ou afinidade emocional”. Na Programação Neuro-Linguística, criar o rapport pode ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação.
Estabelecer rapport gera na outra pessoa um sentimento de aceitação e confiança que é fundamental, por exemplo, em vendas diretas. Essa capacidade de cativar, de obter a confiança não precisa necessariamente vir do berço, mas pode ser treinada e aprendida.
Para se estabelecer o rapport, podemos levantar basicamente duas etapas: compassar e liderar. A fase de compasso ou acompanhamento, como também é chamada, tem como intenção passar à outra pessoa um sentimento de compreensão, fazendo com que ela perceba que a entendemos e estamos dispostos a compartilhar o seu mundo. A etapa de liderar é aquela em que a outra parte já confia em você e o aceitou como parte de sua “tribo”, portanto você conquistou o direito de influenciá-lo. Embora as duas fases sejam indispensáveis, mais importante é ganhar o direito de liderar. Isto é facilmente compreendido quando pensamos que o objetivo principal de um lado é influenciar e não ser influenciado por ele.
Técnicas de Rapport: Existem inúmeras maneiras de estabelecer rapport. Abaixo, temos três. Cabe salientar que estas técnicas podem ser usadas em conjunto ou isoladamente.
Espelhamento corporal: A palavra espelhamento significa acompanhar, refletir. É baseado no acompanhamento dos movimentos e expressões corporais da outra parte.