Raposa serra do sol
Para dissertarmos sobre os conflitos atuais entre índios e posseiros, e os direitos que cada um dos grupos possuem, temos que fazer uma analise histórica e sociológica dos fatores precedentes. A chegada dos portugueses ao Brasil foi bastante pacífica a principio, já que os portugueses utilizavam o escambo em troca da mão de obra indígena. Porém com o passar dos anos os portugueses começaram a expandir seus territórios, se apropriando de terras indígenas de forma abusiva. Com isso a relação com os índios passou a ser conflituosa e, em quase todas as regiões de colonização se desencadearam revoltas entre os índios e os brancos. Apesar de os índios terem ganhado algumas batalhas, foram os portugueses que ganharam a guerra, pois possuíam uma tecnologia bélica superior. Assim, como se encontravam indefesos aos ataques dos brancos, os índios refugiaram-se no interior do país, consolidando a ocupação dos territórios pelos portugueses. Mesmo recuando diante das ações dos colonizadores, os nativos não aceitaram a perda de suas terras, e fizeram com que este conflito atravessasse séculos, perdurando ate os dias de hoje.
A Raposa Serra do Sol é uma área de terra indígena situada no nordeste do estado de Roraima nos municípios de Normandia, Pacaraimaa e Uiramutã e a fronteira com a Venezuela e Guiana, destinada à posse permanente dos grupos indígenas ingaricós, macuxis,patamonas, taurepangues euapixanas. Foi descoberta em 1993 pela FUNAI e foi demarcada durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso pelo Ministério da Justiça, através da Portaria Nº 820/98, posteriormente modificada pela Portaria 534/2005. A demarcação foi fomologada em abril de 2005 pelo então Presidente da Republica, Luís Inácio Lula da Silva. É uma das maiores terras indígenas hoje em dia no país, com 1.743.089 hectares e 1000 quilômetros de perímetro.
Além da diversidade étnica, o grau de contato das diversas sociedades indígenas varia com a sociedade envolvente. Existem grupos que