Raphael Andrade Nasser Rocha
ALUNO
TURMA
DATA
Raphael Andrade Nasser Rocha
C04
28/08/2013
ASSUNTO
Emissão Acústica
1 – INTRODUÇÃO
Emissão acústica é um fenômeno que ocorre quando uma descontinuidade é submetida a solicitação térmica ou mecânica. Uma área portadora de defeitos é uma área de concentração de tensões que, uma vez estimulada, origina uma redistribuição de tensões localizadas. Este mecanismo ocorre com a liberação de ondas de tensões na forma de ondas mecânicas transientes. A técnica consiste em captar esta perturbação no meio, através de transdutores piezoelétricos instalados de forma estacionária sobre a estrutura.
2 – OBJETIVO
Descrever o objetivo do ensaio por emissão acústica.
3 – DISCUSSÕESE COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO Os ensaios de emissão acústica são baseados na detecção de ondas acústicas emitidas por um material em função de uma força ou deformação aplicada nele. Caso este material tenha uma trinca, descontinuidade ou defeito, a sua propagação irá provocar ondas acústicas detectadas pelo sistema.
Os resultados do ensaio não são convencionais nem devem ser utilizados para determinar o tipo ou tamanho das descontinuidades em uma estrutura, mas sim, para se registrar a evolução das descontinuidades durante a aplicação de tensões para as quais a estrutura estará sujeita, desde que as cargas sejam suficientes para gerar deformações localizadas, crescimento do defeito, destacamento de escória, fricção, ou outros fenômenos físicos.
Aplicamos a emissão acústica quando queremos analisar ou estudar o comportamento dinâmico de defeitos em peças ou em estruturas metálicas complexas, assim como registrar sua localização.
O ensaio por emissão acústica permite a localização da falha, captados por sensores instalados na estrutura ou no equipamento a ser monitorado.
O ensaio não detecta descontinuidades estáveis que não comprometem a integridade estrutural, assim como não dimensiona o defeito e tão pouco indica sua morfologia.