Rapel
Rapel
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
RAPEL
Definição
A definição de rapel sugere que é um desporto radical onde se executa uma descida na vertical com o auxílio de cordas e outros materiais. Esta descida pode ser realizada em vários locais como em vãos livres, paredes criadas para a ocasião, zonas rochosas elevadas, cascatas, pontes, paredões e ainda em edifícios onde é legal fazer-se rapel entre outros sítios.
Este desporto está incluído noutras modalidades como o alpinismo e montanhismo, ou seja, foi criado com base nas técnicas dos mesmos. A técnica de rapel é usada em várias atividades nomeadamente em espeleologia, canyoning, escalada, montanhismo, alpinismo, resgates e operações militares. Esta técnica é especialmente proveitosa quando queremos descer de locais elevados.
Para a praticar deste desporto deve haver primeiro uma formação nesta área ou alguém especializado que acompanhe a realização da atividade. Em segundo deve-se conhecer bem o desporto de rapel, os métodos de segurança, o equipamento e o local onde, este, irá ser praticado. No local, antes de se iniciar a prática de rapel, o praticante ou a pessoa que monitoriza a atividade, deve verificar se o equipamento está em boas condições e colocados devidamente, deve saber, também, a técnica correta de descida. É um desporto praticado, geralmente, em grupo onde deve existir uma boa comunicação entre os praticantes para prever ou perceber alguma situação que possa por em risco uma vida ou provocar um acidente grave.
Além de ser praticado como desporto, ou por diversão o rapel é também utilizado por espeleólogos para a exploração de grutas, pelos serviços militares, bombeiros e pelas forças armadas em casos de resgates.
Este desporto radical é não só uma forma de diversão como, também, uma maneira de salvar vidas ou