Ranking dos municípios
O Estado de São Paulo possui 261 municípios entre os 500 melhores do país, de acordo com o último Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado mês passado. O Índice Firjan é um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro que acompanha o desenvolvimento dos 5.564 municípios brasileiros em três áreas: emprego e renda, educação e saúde. É feito com base em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelo governo federal nas áreas do trabalho, educação e saúde.
Os dados da Firjan, renovados anualmente, são utilizados como referência para a avaliação do desempenho das políticas públicas municipais em todo o país. O último diagnóstico da Firjan se baseia em dados de 2009 e mostra outra vez o bom desempenho paulista no contexto brasileiro.
Com muitos motivos, já que mais da metade dos municípios eleitos os melhores em desenvolvimento estão no Estado de São Paulo.
Empregos
Os índices de geração de empregos e salários médios de emprego formal constituem um dos itens avaliados.
Educação
Em educação, são analisadas entre outros as taxas de matrícula na educação infantil, o percentual de professores com ensino superior e o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Saúde
Em saúde, a avaliação envolve índices como o número de consultas durante o pré-natal e as mortes infantis por causas evitáveis. A nota varia de 0 a 1 e é dividida em quatro categorias: baixo, regular, moderado e alto.
Entre os 500 melhores resultados do Índice Firjan na categoria emprego e renda, o Estado de São Paulo, em termos absolutos, concentra o maior número de municípios (168), seguido de Minas Gerais (51),e Rio Grande do Sul (48).
Ainda nessa categoria, São Paulo manteve-se no topo do ranking estadual com o índice 0,8688, seguido do Rio de Janeiro (0,8541) e Paraná (0,8022).
Na categoria educação, São Paulo